Página inicial Manuscritos do autor Inventário da colecção Nota explicativa Apresentação
Apresentação Colecção José Saramago

A Biblioteca Nacional de Portugal associa-se à exposição José Saramago: a consistência dos sonhos, patente ao público na Galeria de Pintura do Rei D. Luís I, no Palácio Nacional da Ajuda, de 23 de Abril a 27 de Julho, através, nomeadamente, da criação de um sítio Web dedicado ao Escritor.

Esta Instituição é detentora de uma parcela do espólio do autor de Memorial do Convento que procedeu à sua doação em diferentes ocasiões (1994, 1998 e 1999), contando-se, entre os documentos entregues, textos próprios, obras de terceiros, correspondência e o original do diploma do Prémio Nobel da Literatura (1998).

A BNP considerou que contribuiria, complementarmente, para a divulgação dos métodos de trabalho de José Saramago através da digitalização dos manuscritos de sua autoria existentes no Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea. Neste conjunto destaca-se O ano da morte de Ricardo Reis (editado em 1984) quer pela importância do livro no contexto da produção literária saramaguiana, quer porque os materiais preparatórios, incluindo uma agenda de 1983 adaptada ao ano de 1936, permitem analisar a metodologia adoptada na elaboração dos seus romances, bem como as correcções e aperfeiçoamentos que introduzia nos dactiloscritos, ao tempo em que ainda utilizava máquina de escrever.

São, assim, colocados à disposição de todos os interessados, designadamente os investigadores, os manuscritos de José Saramago que pertencem ao acervo da BNP, contribuindo, deste modo, para os tornar totalmente acessíveis, bem como para aumentar os conteúdos de autores de Língua Portuguesa na Internet.

Jorge Couto
Director-Geral da Biblioteca Nacional de Portugal

2008 Biblioteca Nacional de Portugal. Todos os direitos reservados Biblioteca Nacional de Portugal