Início Brasil
Biblioteca Nacional
A armada
Na manhã do dia 9 de Março de 1500, partiram do cais de Belém, onde fora celebrada missa na presença do rei D. Manuel e da Corte, cerca de 1500 homens nos 13 navios, que incluíam 9 naus, 3 caravelas e uma naveta de mantimentos, os quais constituíam a imponente armada que, sob o comando geral de Pedro Álvares Cabral, se destinava a efectuar a segunda viagem à Índia para estabelecer relações de amizade com o Samorim de Calecut e instalar aí uma feitoria. O capitão-mor levava instruções escritas ditadas por Vasco da Gama sobre a maneira de dirigir a armada e de como os vários capitães deviam comunicar entre si. Como afirma Romero de Magalhães, «Não são muitos os documentos que testemunham a organização e os feitos da grande armada. Apesar de tudo, ainda são alguns... que há que ir pacientemente acrescentando... à justamente sempre referida carta de Pêro Vaz de Caminha.» (In Os primeiros 14 documentos relativos à Armada de Pedro Álvares Cabral, Lisboa, CNCDP, 1999, p. 20 e 21). Entre os capitães que comandavam cada um dos navios, contava-se Bartolomeu Dias que, em 1488, dobrara o Cabo da Boa Esperança e Nicolau Coelho que participara na viagem que, sob o comando de Vasco da Gama chegara, pela primeira vez, à Índia por mar, circundando o continente africano.

Iam ainda na armada entre outros, Fr. Henrique de Coimbra, que celebrou a 1ª missa na terra de Vera Cruz, Aires Correia que se destinava à feitoria de Calecut, Mestre João, físico e cirurgião de D. Manuel, que, na carta enviada ao rei, desenhou, pela primeira vez, o Cruzeiro do Sul e o escrivão Pero Vaz de Caminha, que acabou por se tornar o primeiro cronista da história do Brasil, mercê da Carta que escreveu a D. Manuel relatando o achamento de um novo território, ao fim de mês e meio de viagem (22 de Abril).

Retomando viagem a 2 de Maio, a armada chegou finalmente à Índia, tendo perdido quatro embarcações e os seus ocupantes, entre o Brasil e o Cabo da Boa Esperança, devido a violenta tempestade.
Memória das Armadas
Os Capitães
anterior
Biblioteca cartográfica
Biblioteca digital
Biblioteca iconográfica
Página inicial | Ficha técnica | Mapa do site