Espólio Florbela Espanca
   
SumárioÍndice de TítulosÍndice de AutoresAbreviaturasEstatística
 

O «Sítio»

A proposta de "leitura" da Colecção Florbela Espanca que aqui se apresenta assenta na classificação dos documentos nas cinco séries expressas no "Sumário", que os agrupa em função da tipologia e da autoria. E porque é do espólio de uma Escritora que nos ocupamos, surgem, em primeiro plano, os seus Manuscritos, ordenados em três classes, ou subséries, Poesia, Prosa e Vária. Seguem-se as Cartas que lhe foram endereçadas e os Documentos Anexos, documentos não manuscritos coleccionados por Florbela Espanca, nomeadamente Recortes de Imprensa e uma Fotografia. As duas últimas séries reúnem peças da autoria de terceiros: Cartas a Terceiros e um Documento Biográfico.

A visualização de cada manuscrito é acompanhada de um índice que permite a ligação de cada título de poema ou texto em prosa, primeiro verso ou incipit, à(s) respectiva(s) imagem(ns). Para tornar mais legível a navegação neste labirinto da escrita de F. Espanca, sobretudo no que se refere à poesia, recorremos, sempre que se justificou, à introdução de informação complementar que permite diferenciar cada texto. Concretizando: no caso de textos diferentes com o mesmo título, utilizámos numeração romana (de I a n) como forma de advertir o "navegador" que está face a conteúdos diversificados; no caso das cartas, o índice descrimina a existência de sobrescrito, identifica a paginação do texto da missiva, bem como qualquer outro material acompanhante.

Esses índices mantêm a ortografia do original ao contrário do "Índice de Títulos, Primeiros Versos e Incipts". Este índice geral da Colecção Florbela Espanca - incluindo todos os documentos e também todos os textos incluídos nestes (poesias, prosa, recortes de imprensa e outros) -, agrupa todas as versões de um poema e assinala a existência de variações de título para um mesmo texto. Sempre que tal foi detectado, foi introduzida informação complementar que remete o investigador para a respectiva variante. Cada título é diferenciado com a respectiva informação de autoria e a(s) cota(s) da(s) peça(s) e permite ligação à página do registo bibliográfico e à visualização do documento no seu conjunto. Perante este, o "navegador" deverá localizar o título que pretende recorrendo ao índice do documento, pelo que se sugere, numa primeira abordagem, a leitura da respectiva informação bibliográfica.

Processo semelhante está subjacente às ligações do Índice de Autores aos respectivos documentos. A ligação é aqui efectuada para a(s) página(s) da informação bibliográfica, a qual permite ligação à imagem digital. Cada documento está descrito individualmente, de acordo com as suas características, e evoluem na respectiva página por ordem alfabética de título (expresso ou atribuído), primeiro verso ou incipit. Segue-se a sua localização espaço-temporal (data(s) e local(is) de escrita) e os elementos relativos à descrição física: a dimensão (em nº de folhas; ou número de documentos existentes para o caso da correspondência), e a natureza do documento (autógrafo, quando o documento é escrito pelo punho da autora; manuscrito, para grafia de terceiros; dactiloscrito, para textos dactilografados; tiposcrito, quando estamos perante provas tipográficas; ou impresso). Em nota(s) foi inscrita informação pertinente sobre a especificidade de cada peça.

SumárioÍndice de TítulosÍndice de AutoresAbreviaturasEstatística