BIBLIOTECA NACIONAL
About the exibition Au sujet de cet exibition
200 ANOS DO ROMANCE DE AVENTURAS EM PORTUGAL Mosqueteiros - Desenho de Ana Maria  
A Exposição ROMANCE DE AVENTURAS ALEXANDRE DUMAS OUTROS AUTORES ESTRANGEIROS ROMANCE DE AVENTURAS EM PORTUGAL
 
Estudos sobre a vida e a obra Resumos das histórias Breve glossário Sítios interessantes
Resumos das  histórias
A condessa de Charny- História 4 de 14


Continuação de Ângelo Pitou. A família real é transferida de Versalhes para as Tulherias. A populaça vinga-se no séquito da rainha. O conde de Charny perde o irmão Georges, da guarda de Maria Antonieta. Na atmosfera convulsa de Paris, um tal Dr. Guillotin começa a criar a máquina de decapitação que eternizaria o seu nome e passaria a ex libris da França revolucionária. Entretanto, com a ajuda de Charny, Luís XVI prepara a sua fuga enquanto, na Assembleia, se proclamam os Direitos do Homem, se consagra a trilogia da Liberdade, Igualdade e Fraternidade e cria-se o Panteão. Numa noite escura, a família real parte da capital, procurando atingir a fronteira onde se encontram os fiéis monárquicos e os exércitos estrangeiros que se preparam para invadir a França. Reconhecidos em Varennes por um tal Drouet, Luís XVI e a sua família são detidos e reconduzidos a Paris sob pesada escolta. O conde de Charny perde um outro irmão, Isidore, que se imola ao defender a família real. O patriotismo exaltado ganha maior expressão com a vibração patriótica que a Marselhesa irradia. Voltamos a encontrar nesta novela algumas personagens do ciclo: Ângelo Pitou havia-se transformado num herói da revolução e José Balsamo fazia-se passar por “barão de Zannonne”.

Para conhecer em pormenor outras edições deste mesmo título, não deixe de consultar o catálogo impresso produzido no âmbito desta exposição.

Ler o resumo de "  O conde de Monte Cristo" Continuar a leitura Ler o resumo de " Os crimes célebres"
4
A Condessa de Charny / Alexandre Dumas ; trad. de Guilherme de Sousa. Lisboa : Guimarães & C.ª, [192-?]. - 8 vol. (Memórias dum médico ; 4)
A Condessa de Charny / Alexandre Dumas ; trad. de Guilherme de Sousa. Lisboa : Guimarães & C.ª, [192-?]. – 8 vol. (Memórias dum médico ; 4)
BN C.G. 4863 P.
A Exposição ROMANCE DE AVENTURAS ALEXANDRE DUMAS OUTROS AUTORES ESTRANGEIROS ROMANCE DE AVENTURAS EM PORTUGAL