BIBLIOTECA NACIONAL
About the exibition Au sujet de cet exibition
200 ANOS DO ROMANCE DE AVENTURAS EM PORTUGAL Mosqueteiros - Desenho de Ana Maria  
A Exposição ROMANCE DE AVENTURAS ALEXANDRE DUMAS OUTROS AUTORES ESTRANGEIROS ROMANCE DE AVENTURAS EM PORTUGAL
 
Estudos sobre a vida e a obra Resumos das histórias Breve glossário Sítios interessantes
Resumos das  histórias
A rainha Margot (1845) - História 10 de 14

A novela tem início em 1572, com as núpcias de Margarida de Valois com Henrique de Bourbon, rei de Navarra. Visando apaziguar as tensões entre protestantes e católicos (Henrique de Navarra é um notório Huguenote), o casamento obedece a um sinistro objectivo: fazer reunir em Paris a totalidade da direcção do “partido protestante” para, sem defesa, levar a cabo a chacina dos huguenotes, incluindo Henrique de Navarra. Este complot montado por Catarina de Médicis, mãe de Margot (Margarida) e do rei Carlos IX, ficou tristemente conhecido como a Noite de S. Bartolomeu (24 de Agosto).

Carlos IX, compadecido da sorte do seu futuro genro, salva-o da matança, enquanto Margot salva um jovem huguenote (La Mole), por quem se sente atraída.

Num torvelinho de ódios cegos pela intolerância e pela fanatização religiosa, numa corte onde a sensualidade e a traição extravasam todas as barreiras da moral oficial, encontramos nesta novela de Dumas um retracto de grande verosimilhança duma sociedade à beira do suicídio colectivo mas onde, miraculosamente, o amor e a compaixão sobrevivem.

Para conhecer em pormenor outras edições deste mesmo título, não deixe de consultar o catálogo impresso produzido no âmbito desta exposição.

Ler o resumo de "Os quarenta e cinco" Continuar a leitura Ler o resumo de "Os três mosqueteiros"
10
A rainha Margarida / por Alexandre Dumas ; trad. livre por ***. - Lisboa : NaImp. Nevesiana, 1850. - 2 t. enc. em 1vol.
A rainha Margarida / por Alexandre Dumas ; trad. livre por ***. – Lisboa : Na Imp. Nevesiana, 1850. – 2 t. enc. em 1vol.
Cont. como A dama de Monsoreau.
BN L. 7225 P.
A Exposição ROMANCE DE AVENTURAS ALEXANDRE DUMAS OUTROS AUTORES ESTRANGEIROS ROMANCE DE AVENTURAS EM PORTUGAL