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LEITE, António da Silva, 1759-1833
Moteto para as festividades de N. S.ra [Música manuscrita]: na Elevação do SS.mo

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LEITE, António da Silva, 1759-1833
Moteto para as festividades de N. S.ra [Música manuscrita]: na Elevação do SS.mo / por Antonio da S" Leite. - Porto, 1821. - Partitura ([1] 6 p)2 partes (vocal e instrumental) : il. ; 215x289 mm ; 303 mm. - A última folha da partitura foi cortada, tem só a parte superior. - As partes apresentam pinturas com motivos florais polícromos, bem como uma esquadria em cada página
M.M. 336//1

António da Silva Leite (1759-1833) nasceu e morreu no Porto, e nesta cidade passou toda a sua vida. Enveredou pela carreira eclesiástica, chegando a receber ordens menores, mas acabou por se dedicar exclusivamente à música. É possível que a sua formação tenha recebido a influência de um compositor italiano, Girolamo Sertori, activo no Porto na segunda metade do século XVIII, dado 'o acentuado estilo italiano que predomina nas suas obras' [Vieira: 1900, II-20]. Desenvolveu uma actividade pedagógica, nomeadamente como professor de guitarra, tendo publicado, em 1796, o 'Estudo de Guitarra' (BN M.P. 312 A., obra disponibilizada na Biblioteca Nacional Digital), e, em 1787, o 'Rezumo de todas as regras, e preceitos da cantoria [...]' (BN M.P. 610 V.), entre outras obras impressas ainda durante a sua vida. Cultivou diversos géneros musicais, como a ópera, a música de câmara e a modinha. Mas é da sua música sacra, composta principalmente para o Mosteiro de São Bento da Ave Maria, no Porto, que a Biblioteca possui nos seus fundos muitos exemplares manuscritos (cerca de 220 obras neste momento), em grande parte autógrafos.

A obra agora apresentada pertence a esse corpo de documentos. Trata-se de um Moteto a solo e órgão, para as festividades de Nossa Senhora na Elevação do Santíssimo. O Moteto, uma das mais importantes formas da música polifónica desde cerca 1220 até 1750, tornou-se, a partir da segunda metade do século XVIII, numa forma difícil de distinguir da de outras obras sacras semelhantes, havendo que observar as influências tanto eclesiásticas como musicais que determinaram o seu carácter.

No caso presente, está diluída a influência da ópera italiana tão evidente em muitas obras deste autor, e que se revela em desenhos de extremo virtuosismo na parte vocal. A linha para a voz é aqui bastante mais simples do que a encontrada nessas obras, mas suficientemente elaborada para a distinguir das modinhas ou cançonetas cultivadas no salão. Trata-se de uma ária breve na tonalidade de Fá Maior, em duas secções (Andante Moderato, 3/4, 28 compassos; Allegretto, 4/4, 27 compassos). A obra é 'para uzo da Ex.ma S.ra D. Maria Amalia', religiosa do já referido Mosteiro de São Bento da Ave Maria da cidade do Porto. Na obra de Silva Leite é frequente a indicação do nome das religiosas para quem as obras foram escritas, permitindo avaliar das capacidades vocais de cada uma delas.

O manuscrito é uma cópia muito cuidada e limpa, possivelmente autógrafa. A partitura tem o último fólio cortado, para aproveitamento da parte da folha que não estava preenchida. Mas são as partes, tanto a vocal como a instrumental, que tornam esta manuscrito muito curioso, pelo facto de estarem ilustradas com motivos florais, tanto no rosto como no fim da obra. Esta situação, embora não muito frequente, surge nos manuscritos musicais associada a cópias especialmente cuidadas e sempre ligada a instituições religiosas para senhoras, dando continuidade a um tipo de decoração não figurativa frequente nos livros de coro do Renascimento recuperados dos , dos quais a BN possui uma vasta colecção.

Catarina Latino

BIBLIOGRAFIA

Vieira, Ernesto - Diccionario biographico de musicos portuguezes : historia e bibliographia da musica em Portugal. Lisboa : Typographia Mattos Moreira & Pinheiro, 1900

Sadie, Stanley, ed. - The New Grove Dictionary of Music and Musicians. - 2.nd ed., repr. with minor corrections. - London, New York : Macmillan : Grove, 2002. - 29 vol.; s.v. Motet

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