BIBLIOTECA NACIONAL - TESOUROS
 
Cartografia Espólios Iconografia Impressos Manuscritos Música Periódicos
See this site in English
 
       

GÂNDAVO, PERO MAGALHÃES - Historia da prouincia sa[n]cta Cruz a qui' vulgarme[n]te chamam Brasil

Consultar esta obra
GÂNDAVO, Pero Magalhães, ?- ca. 1579
Historia da prouincia sa[n]cta Cruz a qui' vulgarme[n]te chamam Brasil : feita por Pero de Magalhães de Gandauo, dirigida ao muito Illsre s[e]nor Dom Lionis P[ereir]a gouernador que foy de Malaca e das mais partes do Sul na India. - Impresso em Lisboa : na officina de Antonio Gonsaluez : vendense em casa de Ioão lopez liureiro na rua noua, 1576. - 48 f. : il. ; 4º (18 cm). Anselmo 709, B. Machado 3 591, Faria - BN Rio Janeiro p. 38, Simões 285
RES. 365 P. - Folha de rosto reforçada. - Exemplar aparado.

O autor e a sua obra

O autor e a sua obra Pouco se sabe da vida de Pero Magalhães Gândavo, natural de Braga, filho de pai flamengo, ignoram-se as datas do seu nascimento e morte, mas pensa-se que ainda vivesse em 1576, ano em que foi impressa a Historia.

Humanista distinto, versado em latim e redigindo com grande facilidade, foi professor na região entre Douro e Minho tendo conhecido a obra de autores seus contemporâneos como Sá de Miranda, João de Barros, André de Resende e Camões, este último colaborou, com um certo número de tercetos e um soneto, na edição da Historia.

Publicou em 1574 as Regras que ensinam a maneira de escrever a ortographia da lingua Portuguesa, com hum Dialogo que adiante segue em defensam da mesma lingua ( RES. 4336 P.), uma das primeiras gramáticas portuguesas e O Tratado da Província do Brasil, talvez escrito em 1569 embora só aparecido em 1826 no 4º vol. da Colecção de notícias para a historia da Geografia das nações ultramarinas.

Permaneceu no Brasil algum tempo onde se sabe que D. Sebastião, por alvará de 29 de Agosto de 1576, o nomeou provedor da fazenda em S. Salvador da Baía considerando os serviços por ele prestados em "trelladar alguuns liuros e papeis de meu serviço".

Segundo Vasco da Graça Moura, ao voltar a Portugal tornou-se copista da Torre do Tombo onde poderá ter contactado com Damião de Góis e Luís de Camões.

A História de Gândavo

A Historia da Prouincia de Santa Cruz, impressa em 1576, foi traduzida desde cedo em castelhano e mais tarde em francês e inglês permanecendo quase desconhecida, embora segundo Henri Ternaux seja uma das "mais notáveis que apareceram no século XVI, sobre a descrição de países longínquos." Integra-se no ciclo literário da revelação da terra e do homem do Brasil.

Em estilo simples, pouco comum na época, Gândavo descreve a descoberta feita por Pedro Álvares Cabral e retoma os mesmos temas do Tratado dissertando sobre a geografia e a história natural do país e os costumes dos índios. É um louvor ao Brasil insistindo no seu clima, águas, fertilidade e riqueza, abundante em açúcar, algodão e pau-brasil e apela à fixação dos portugueses no novo continente.

Sente-se já o entusiasmo pela terra que considera entre as Províncias da América "sem contradição a melhor para a vida do homem", mantendo a objectividade nos seus relatos e não se deixando perturbar com os mitos que enchem os escritos de alguns viajantes da época.

Segundo o Padre Leite de Faria, desta obra de extrema raridade existem nove exemplares dispersos por diversas Bibliotecas Europeias e Americanas.

 

O impressor

António Gonçalves foi o impressor da primeira edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões em 1572. Terá começado a trabalhar na oficina de Germão Gallhardo mas em 1566 já possuía tipografia própria em Lisboa, à Costa do Castelo. Aqui trabalhou sempre até 1576, tendo executado entre outras, obras de Jerónimo Osório e Pero Magalhães Gândavo.

A folha de rosto da História da Província de Santa Cruz tem um pórtico com o título e um brasão de armas com as iniciais j l. do gravador Jerónimo Luis.

 

Isabel Osório da Costa - Área de Impressos

BIBLIOGRAFIA

ANSELMO, António Joaquim - Bibliografia das obras impressas em Portugal no século XVI. - Lisboa : Biblioteca Nacional, 1926

COELHO, Jacinto do Prado - DICIONÁRIO DE LITERATURA. - Porto : Figueirinhas, 1573. - Vol. II

FARIA, Francisco Leite de - Livros impressos em Portugal no século XVI existentes na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. _ Coimbra : BGUC, 1979. - Sep. Boletim da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, vol. 34, 2ª parte

MACHADO, Diogo Barbosa - Biblioteca Lusitana... - Coimbra : Atlântida, 1965 - 1967. - Reprodução facsimilada

MOURA, Vasco Graça - Sobre Camões, Gândavo e outras personagens : hipóteses de História da Cultura. Porto : Campo das Letras - Editores S. A., 2000

PORTUGAL. Biblioteca Nacional - Catálogo dos impressos de tipografia portuguesa do séc. XVI : a colecção da Biblioteca Nacional / introd., org. e índices por Maria Alzira Proença Simões. -Lisboa : Biblioteca Nacional, 1990

SERRÃO, Joel - DICIONÁRIO DE HISTÓRIA DE PORTUGAL. - Porto : Livraria Figueirinhas, 1992. - Vol. III

VITERBO, Francisco de Sousa - O movimento tipográfico em Portugal no século XVI : apontamentos para a sua história. - Coimbra : Imprensa da Universidade, 1924

 

  2003 Biblioteca Nacional Crédito e Direitos de Propriedade Intelectual