BIBLIOTECA NACIONAL - TESOUROS
 
Cartografia Espólios Iconografia Impressos Manuscritos Música Periódicos
See this site in English
 
       

Silva, João Cordeiro da, fl. 1760-1788
Minueti per Cembalo

Consultar esta obra
SILVA, João Cordeiro da, fl. 1760-1788
Minueti per Cembalo [ Música manuscrita ] / Del Sig.r Giovanni Cordeiro Silva. – [Entre 1760 e 1788]. – Partitura (25 [3] p.) ; 230x320 mm
BN M.M. 69//10

Nos fundos de música da Biblioteca Nacional existe um corpo de obras para instrumentos de tecla (cerca de 400), com autores como Carlos Seixas, Francisco Xavier Baptista, João de Sousa Carvalho e Marcos Portugal, entre outros, e muitas obras de autor não declarado. Enquanto sobre os autores mencionados já existem estudos e edições críticas, há ainda um vasto campo de estudo à disposição dos investigadores e dos executantes.

O manuscrito agora apresentado tem características que o integram nesse corpo documental e que mais adiante se mencionam. Para o seu autor, João Cordeiro da Silva, e como para muitos outros autores portugueses, as referências biográficas encontram-se na obra de Ernesto Vieira:

"Rarissimas noticias biographicas posso dar d'este musico, não obstante ter sido um dos bons compositores que brilharam na côrte nos fins do seculo XVIII, periodo aureo para a arte muzical no nosso paiz. Só sei que assinou o livro de entradas na irmandade de Santa Cecilia a 21 de novembro de 1756, mas ignoro por emquanto a data do seu fallecimento, que não consegui achar no cartorio da mesma irmandade. [...] Em 1763 era "Organista, e compositor de S. Magestade Fidelissima na Capella Real da Ajuda", conforme o titulo de uma carta em louvor da obra de Solano - "Nova Instrucção Musical" - que n'essa obra se lê. Mais tarde parece que foi mestre da capella e professor dos principes e infantes, conjunctamente com João de Sousa Carvalho. [...] Todavia é de notar que em todos os librettos impressos das suas operas figura com o simples titulo de "Virtuoso della Capella Reale". Esta circunstancia é quase um desmentido do marquez de Resende e de Bastos, a não ser que João Cordeiro tivesse sido nomeado para os logares mencionados depois de 1788, que é a data da sua ultima composição theatral cujo libretto se imprimiu. [...]" [Vieira: 1900, II-304]

Cordeiro da Silva escreveu 11 composições teatrais (serenatas, farsas, oratórias, dramas, óperas), cujas partituras se encontrar maioritariamente na Biblioteca da Ajuda. Escreveu ainda composições sacras, para 4 vozes e órgão, que se encontram no Arquivo da Sé Patriarcal de Lisboa.

Na Biblioteca Nacional encontram-se a seguinte obras: cinco Missas e um Credo; uma Ária; Minuetes (os 12 aqui apresentados, 1 isolado, e um para orquestra, extraído da abertura da ópera Bauce e Palemone); existe ainda o libreto de L'Arcadia in Brenta, de Polisseno Fegejo, para o qual compôs a música, não existindo um exemplar da partitura.

Este manuscrito integra doze Minuetes, dos quais onze em tonalidades maiores e um em tonalidade menor, situação habitual, da qual apenas ressalta a não utilização da tonalidade de Dó Maior. No entanto, quando se trata da utilização de diferentes claves na linha da mão esquerda, a situação ultrapassa o que é habitual, pela mudança frequente de clave. Analisando o Minuete 8, por exemplo, a mão esquerda começa o desenho na clave de Fá na 4ª linha (1 compasso), muda para a clave de Dó na 4ª linha (1 compasso), muda para a de Dó na 1ª linha (2 compassos) e volta a clave de Fá. Esta situação sugere que as obras podem ter sido concebidas com um carácter pedagógico, atendendo à referência de que o autor terá sido 'professor dos príncipes e infantes'; dada a pouca quantidade de dados biográficos, não fica claro tratar-se dos filhos de D. José ou de D. Maria.

Se o Minuete foi uma das danças mais em voga até aos finais do século XVIII, pode também ser considerado um género musical em si mesmo, isolado ou como um dos andamentos de obras de maior dimensão. As obras deste conjunto podem ter-se integrado numa ou noutra situação. Têm duração variada, e fica bem claro no título que se destinam ao cravo. Mas o Minuete 9 apresenta propostas de registos que são características do órgão, nomeadamente 'flauti', 'vv.ni', e 'corni' [flautas, violinos e trompas].

Estamos assim perante um a obra que exemplifica plenamente o tão rico corpo de música para instrumentos de tecla referido no início deste texto.

Catarina Latino

BIBLIOGRAFIA

Vieira, Ernesto - Diccionario biographico de musicos portuguezes e bibliographia da musica em Portugal. Lisboa : Typographia Mattos Moreira & Pinheiro, 1900

 

  2003 Biblioteca Nacional Crédito e Direitos de Propriedade Intelectual