<% '///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// '// Inicialização dim alvo, firstRow, rowCount ' Ir buscar parametros request alvo = Request("alvo") ' A pesquisa do request firstRow = Request("fr") ' Primeira linha de resultados a mostrar rowCount = Request("rc") ' Record Count - numero de linhas a mostrar ' Valores default caso não encontre nada if firstRow = "" or not IsNumeric(firstRow) Then firstRow = 1 else firstRow = CInt(firstRow) End If if rowCount = "" or not IsNumeric(rowCount) Then rowCount = 10 else rowCount = CInt(rowCount) End If Dim ScriptName, ServerName ScriptName = Request.ServerVariables("SCRIPT_NAME") ServerName = Request.ServerVariables("SERVER_NAME") ' Construct base URL for navigation buttons dim URL URL = ScriptName & "?alvo=" & Server.URLEncode(alvo) URL = URL & "&rc=" & Server.URLEncode(rowCount) '///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// '// O form de pesquisa %>
Biblioteca Nacional  
Inicio A Vida A Obra Fontes Conhecimento Europeu da Obra Estudos Índice
Sobre a Exposição
Pedro Nunes: 1502-1578
Ligações relacionadas
Imprensa
 
 
  a exposição | apresentação  
   


"PEDRO NUNES(1502-1578)

"Pedro Nunes foi um grande matemático e, no século xvi em que viveu, uma figura de notável projecção, mesmo à escala internacional. O pensamento matemático deve-lhe muito e a cultura portuguesa - uma cultura que usualmente é identificada com uma dominante orientação humanística e literária - revê, no Pedro Nunes que agora evocamos, um dos seus vultos mais destacados."

  Carlos Reis

Cartaz da Exposição de Pedro Nunes na Biblioteca NacionalAquilo a que algumas vezes tenho chamado "cultura de biblioteca nacional" constitui um domínio de actuação nem sempre acautelado entre nós: do que se trata, no quadro de uma verdadeira "cultura de biblioteca nacional", é de dar a conhecer não apenas uma missão patrimonial (a que compete à Biblioteca Nacional), mas também os meios e os instrumentos com que pomos em evidência a relevância dessa missão. E também aqueles com que a tornamos patente, junto de leitores e de investigadores.

A exposição Pedro Nunes: 1502-1578 constitui um momento importante da estratégia de afirmação de uma cultura de biblioteca nacional. Não se trata apenas (o que já não seria pouco) de celebrar uma efeméride: o quinto centenário de Pedro Nunes. Trata-se também, a pretexto e sob o signo dessa celebração, de lembrar a extraordinária importância de um notável homem de ciência, numa instituição que fomenta e apoia o conhecimento científico. Pedro Nunes foi um grande matemático e, no século XVI em que viveu, uma figura de notável projecção, mesmo à escala internacional. O pensamento matemático deve-lhe muito e a cultura portuguesa - uma cultura que usualmente é identificada com uma dominante orientação humanística e literária - revê, no Pedro Nunes que agora evocamos, um dos seus vultos mais destacados.

Não é fácil, conforme assinala na introdução deste Catálogo o Prof. Henrique Leitão, fazer chegar a um público alargado a imagem e o significado da obra científica de Pedro Nunes e do legado que deixou. A complexidade dessa obra e a especificidade do ramo do saber que ela ilustra são certamente obstáculos que dificultam uma tal difusão. Mas esta exposição e as visitas que propiciará serão, por certo, factores de inestimável valia para melhor conhecermos a obra de Pedro Nunes, as fontes em que se apoiou e a herança que deixou. Tudo isso e também o exemplo de rigor, de capacidade de inovação e de devoção à ciência que Pedro Nunes protagonizou.

Tal como ultimamente temos feito na BN, a exposição a que o Catálogo se reporta não se exaure no espaço físico em que ela se exibe e em que pode ser visitada. Para além dessa localização, a exposição sobre Pedro Nunes compreende também esta versão electrónica; assim se abre a um público praticamente ilimitado e sem distâncias nem fronteiras fixas a possibilidade de acesso a informações e a documentos que de outro modo teriam uma circulação restrita. Só quem ainda não percebeu o alcance deste tipo de instrumentos e de procedimentos pode duvidar da sua eficácia; e só quem pensa que a cultura e as suas práticas são privilégio das elites pode contestar essa eficácia.

Cabe-me, por fim, registar o apreço e o agradecimento tributados ao comissário científico Prof. Henrique Leitão, que à BN prestou competente e empenhada colaboração. Do mesmo modo, a Dr.ª Lígia Martins, que assegurou o comissariado técnico da exposição, é credora de especial e grata referência. À Fundação para a Ciência e Tecnologia é devido também o agradecimento da BN, pelo apoio financeiro concedido a esta iniciativa.

  CARLOS REIS
Director da Biblioteca Nacional


Os momentos mais importantes da vida de Pedro Nunes, numa cronologia resumida.
O único manuscrito atribuido a Pedro Nunes está actualmente à guarda da Biblioteca Central de Florença.
     
Início Mapa do Site Navegador
Créditos Direitos de Autor

© 2002 Biblioteca Nacional, todos os direitos reservados. Todos os textos, fotos, ilustrações e outros elementos contidos neste catálogo electrónico estão protegidos pela lei, ao abrigo do Código dos Direitos de Autor e dos Direitos Conexos.