Memória
 
 BNDHome page do site da BN Contacte-nos
Memória do Livro
 
Memórias > Livro


Sobre a Memória do Livro

Apresenta textos fundadores da história do livro em Portugal (séc. XV-XVIII), segundo algumas das suas linhas de força, em temas e tempos chave. Não ignorando a importância do manuscrito na sua contiguidade com o impresso, limitamo-nos a este âmbito, com o objectivo de disponibilizar os materiais de trabalho, por vezes de difícil acesso, que abarcam diversos aspectos do fabrico, distribuição e usos do livro, através dos séculos.

A selecção deste conjunto de Fontes para a história do livro, organiza-se em torno de quatro eixos temáticos:

Tipografia: onde estão presentes as primeiras obras sobre a introdução e desenvolvimento da arte no país; os agentes intervenientes, as condições de actividade, a geografia da edição.

Materiais do livro: as obras incluídas realçam o peso e a importância que têm o fabrico de tipos e matrizes; o aparecimento e a aplicação das técnicas de gravura; o uso do papel, como suporte privilegiado da expansão e dinamismo do livro.

Bibliotecas e coleccionismo: sendo o livro, como objecto fabricado, indissociável do destinatário, dos usos e fruição do «seu» leitor, incluímos testemunhos das práticas simples ou eruditas de coleccionismo, à organização e funcionamento das bibliotecas.

Bibliografia: exceptuando as grandes obras de Barbosa Machado e Inocêncio F. Silva –disponíveis em cd-rom–, escolheram-se outro tipo de «casos exemplares»: as primeiras publicações periódicas neste âmbito, que continuam a ser de referência obrigatória, e algumas tentativas de sistematização bibliográfica.

Coordenadora científica: Dra. Manuela D. Domingos (Biblioteca Nacional); Dras. Paula Gonçalves e Dulce Figueiredo (colaboradoras)

 

 
Consulte a lista de obras selecionadas para integrar a Memória do Livro
 
 
    © 2002 Biblioteca Nacional. Actualizado em 06.04.2004 11:08 . Contacte a BND em bndigital@bn.pt  

06.04.2004 11:1206.04.2004 11:12