» Apresentação

Na história política do Portugal Contemporâneo há uma longa tradição eleitoral e parlamentar, em larga medida associada ao período do Liberalismo, que se encontra documentada em numerosas e variadas fontes.

Preservar a memória desse legado histórico, recuperando documentos olvidados e acautelando a inevitável deterioração física de outros, bem como facultar aos investigadores e estudantes um útil instrumento de trabalho e de aprendizagem, fácil de manusear, são dois objectivos fundamentais que nortearam a construção deste novo sítio web disponível no portal da Biblioteca Nacional de Portugal.

Em Materiais para a História Eleitoral e Parlamentar Portuguesa, 1820-1926, baseado essencialmente na pesquisa das colecções de obras impressas existentes na BNP, o utilizador encontrará um minucioso roteiro de fontes e bibliografia, a sistematização de um conjunto de informações de base (cronologia das eleições e das legislaturas parlamentares, legislação e estatísticas eleitorais) e a reprodução de um significativo acervo de textos (constituições, regimentos parlamentares, manifestos e proclamações eleitorais) e imagens (caricaturas, fotografias), cronologicamente organizados em dois períodos: a Monarquia Constitucional e a Primeira República.

Nas "ligações úteis" serão indicados alguns endereços electrónicos, nacionais e internacionais, com informações conexas relevantes.

Pela sua directa complementaridade com este sítio, importa destacar o da Assembleia da República, onde é possível consultar na íntegra os Diários parlamentares, e o do Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa, onde é possível pesquisar iconografia inédita sobre a vida política no primeiro quartel do século XX.

Periodicamente actualizável, esta obra digital será regularmente enriquecida com a inclusão de novos materiais e poderá ainda beneficiar das sugestões e correcções propostas pelos seus utilizadores.

A produção de Materiais para a História Eleitoral e Parlamentar de Portugal, 1820-1926 resulta da colaboração entre a Biblioteca Nacional de Portugal e a equipa do projecto "O Recrutamento Parlamentar em Portugal, 1834-1926" - financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (POCTI/HAR/58007/2004) -, tendo sido objecto de um protocolo celebrado em 20 de Junho de 2005 e subscrito pelo então director da BNP, Prof. Doutor Diogo Pires Aurélio, e pelo signatário, como investigador responsável pelo referido projecto.

Lisboa, 1 de Setembro de 2006

Pedro Tavares de Almeida

 
 
 
© 2006 Biblioteca Nacional
de Portugal
Mapa de conteúdos Sugestões e comentários Ficha Técnica Actualizado em
19.11.2007