Maria Keil Ilustradora - NA BIBLIOTECA NACIONAL
MARIA KEIL OBRA AMIGOS DE MARIA SOBRE A EXPOSIÇÃO
Vista da galeria do 1.º andar
SOBRE A EXPOSIÇÃO


Maria Keil, ilustradora

9 de Setembro a 20 de Novembro de 2004 - Entrada livre


A Biblioteca Nacional consagra uma mostra à faceta de ilustradora de Maria Keil, numa exposição que se desenvolve em dois espaços distintos:

Na galeria do 1.º andar estão expostas ilustrações para obras como Começa uma vida, de Irene Lisboa; Páscoa feliz, a novela de estreia de José Rodrigues Miguéis; Folhas caídas, de Almeida Garrett, na edição prefaciada por José Gomes Ferreira; e Metade comédia metade drama, de Francisco Keil do Amaral, entre muitas outras. Da sua obra gráfica podemos ainda ver os cabeçalhos que desenhou para algumas das secções da Seara Nova.

Na Sala de Referência, a exposição patenteia ilustrações na esfera da literatura infanto-juvenil, área em que é reconhecido o carácter inovador de Maria Keil. Expõem-se algumas das ilustrações para livros como O palhaço verde e Segredos e brinquedos, ambos de Matilde Rosa Araújo; Histórias da minha rua, de Maria Cecília Correia; A Primavera é o tempo a crescer, O Outono é o tempo a envelhecer, O Verão é o tempo grande e O Inverno é o tempo já velho, todos de Maria Isabel César Anjo; e A banhoca da baleia, de Alexandre Honrado. Podem ainda apreciar-se alguns estudos executados para as ilustrações de O livro de Marianinha, de Aquilino Ribeiro, cujos originais publicados desapareceram.

No âmbito da exposição é editado um roteiro, que inclui reproduções de desenhos da autora.


Horário de visita à Exposição:

Dias úteis: 10h - 19h
Sábados: 10h-17h
Encerra domingos e feriados


HORÁRIO DE VERÃO
De 19/07 a 18/09

Dias úteis: 09:30 h - 17:00 h
Encerra s ábados, domingos e Feriados


CATALOGO
Maria Keil Ilustradora - Catálogo da  Mostra Bibliográfica

Este catálogo está à venda na livraria da BN. Preço de venda 6€. Para mais informações ligue 21 798 2152.

 
2004 BIBLIOTECA NACIONAL: TODOS OS DIREITOS RESERVADOSCRÉDITOS