BIBLIOTECA NACIONAL NATIONAL LIBRARY OF PORTUGAL
OS PORTUGUESES E O ORIENTE (1840-1940)
Thai
Sobre a exposição About the exhibition
Sião China Japão
* A Chegada dos Portugueses
* Intrigas europeias
* Desastre e resistência ao invasor birmanês
* Banguecoque, a nova Capital
* The King and I
* Rama V e o Sião contemporâneo
* O Sião constitucional
* Biografias e Bibliografias

Biografias e bibliografia

GUIMARÃES, Isidoro Francisco. Relatorio da missão extraordinaria de Portugal a Siam.Macau: Typographia de J. da Silva, 1859.

Isidoro Francisco de Guimarães foi governador de Macau entre 1851 e 1863, reportando-se este relatório à visita efectuada a Banguecoque entre 20 de Janeiro e 17 de Fevereiro de 1859. - Contém: encontro com o Praklang (Ministro dos Negócios Estrangeiros; audiência concedida por Rama IV; descrição pormenorizada do cerimonial da corte siamesa na recepção de embaixadores e emissários estrangeiros; descrição do palácio e do gabinete do monarca siamês; discurso do embaixador de Portugal, proferido na audiência de 27 de Janeiro; discurso de Rama IV na mesma cerimónia; texto integral do tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre os Reino de Portugal e Sião; Regulamento para os navios portugueses que vierem a Siam.

HOSKIN, John. Falcon at the court of Siam. Bangkok: Asia Books, 2002, romance histórico com base em documentação

LEONOWENS, Anna. The English governess at the Siamese court, being recollections of six years in the royal palace at Bangkok. London : Trübner, 1871

PEREIRA, António José Gonçalves. Imagens do Oriente. Macau: Museu Marítimo de Macau, 1999.

A viagem ao Reino do Sião integra-se numa relação de viagens que o autor, oficial da marinha, produziu ao longo de 28 anos de serviço no Oriente (1888-1916). - A descrição da visita a Banguecoque, realizada em finais do século XIX, integrando a comitiva do embaixador de Portugal, é escassa mas fotograficamente bem documentada.

PEREIRA, Feliciano António Marques. [Relatório do Cônsul Geral de Portugal no Sião, Março de 1881] In: Boletim da Província de Macau e Timor. - Macau. - N. 31 (30 de Julho 1881), p. 207-209.

O relatório de Marques Pereira fornece importante informação sobre as diversas comunidades europeias residindo em Banguecoque, bem como sobre o estado das relações entre Portugal e o Sião, muito ténues, para mágoa do autor, dada a antiguidade das relações entre os dois reinos e as possibilidades comerciais que se ofereceriam se os nossos governantes se interessassem pelo incremento das mesmas.

PINTO, Fernão Mendes. Cartas de Fernão Mendes Pinto e outros documentos. Apresentação e notas de Rebeca Catz. Lisboa: Presença-BN, 1984

PRAMOJ, Kukrit. The four reigns. Chiang Mai: Silkworm Books, 1998.

Os Quatro Reinados, de Kukrit Pramoj, é deslumbrante romance histórico que merece ser lido como grande obra literária, mas também como texto imprescindível para a compreensão da vida siamesa entre meados do século XIX e o fim da Segunda Guerra Mundial.

RAJANUBHAB, Damrong. Our wars with the Burmese: thai Burmese conflict 1539-1767. Bangkok: White Lotus, 2001.

Texto fundador da historiografia tailandesa segundo a metodologia ocidental, o Thai Rop Phama = Guerras entre thai e birmaneses, escrito em inícios do século XX, fornece abundante informação sobre as relações entre Portugal e o Sião.

SENEUZE, Arnould (impr.). Relation de l'ambassade de Mr le Chevalier de Chaumont a la cour du roy de Siam : avec ce qui s'est passé de plus remarquable durant son voyage. A Paris : Chez Arnoult Seneuse, 1686

SILVA, J. Gomes da. Viagem a Siam. Macau : Typographia do Independente 1889.

O autor foi adido da legação portuguesa ao Sião, visitando o país de 1 a 23 de Fevereiro de 1888. - Viagem do Medusa, de Singapura à foz do Chao Pryha (incorrectamente indicado pelos portugueses por Menam ou Mename, que em língua thai significa, tão só, rio). A chegada a Banguecoque e primeiras impressões sobre a gastronomia e a população. A omnipresença dos chineses na capital do Sião. O corpo diplomático europeu, visitas ao irmão do rei Chulalongkorn (Rama V) e relação dos portugueses que exerciam funções de relevo no governo do país. Uma recepção no palácio real. A ocidentalização nos gostos e permanências tradicionais.

TEIXEIRA, Manuel. Portugal na Tailândia. Macau: Imprensa Nacional de Macau, 1983.

TINGSABADH, Charit (coord.). King Chulalongkorn’s visit to Europe: reflections on significance and impacts. Bangkok: Chulalongkorn University, 2000.

WENK, Klaus. The restoration of Thailand under Rama I, 1782-1809. Tucson: University of Arizona Press, 1968.

WYATT, D.K. Thailand: a short history. New Haven: Yale University Press, 1984.

PRAMOJ, Kukrit. The four reigns. Chiang Mai: Silkworm Books, 1998.

Os Quatro Reinados, de Kukrit Pramoj, é deslumbrante romance histórico que merece ser lido como grande obra literária, mas também como texto imprescindível para a compreensão da vida siamesa entre meados do século XIX e o fim da Segunda Guerra Mundial.

 
 
Créditos do site