BIBLIOTECA NACIONAL NATIONAL LIBRARY OF PORTUGAL
OS PORTUGUESES E O ORIENTE (1840-1940)
Thai
Sobre a exposição About the exhibition
Sião China Japão
Apresentação
Wencselau de Moraes
A Ásia, essa desconhecida
Do Oriente Português
Portugal e o Oriente
Catálogo da Exposição

Wenceslau de Moraes: 150º aniversário do nascimento - Pedro Barreiros, Comissário Nacional para a celebração do 150 anos do nascimento de Venceslau de Morais

Wenceslau José de Sousa Moraes (1854, Lisboa-1929, Tokushima), oficial de marinha, viajante, diplomata e, mais que tudo, escritor, encerra um pensamento e uma capacidade de análise que lhe permitiu antever as alterações do quadro estratégico mundial ao longo de todo o século XX, com a emergência da China, Japão, Rússia e Estados Unidos.
Nos seus livros e vasta correspondência, deixou bem expressa o valor do conhecimento mútuo e da compreensão entre o Oriente e o Ocidente.

Estilo requintado, marcadamente oriental pelo seu impressionismo-simbolismo, transmite com facilidade e deleite ínfimos pormenores da vida japonesa.

Por ocasião do 150º aniversário do seu nascimento, o Instituto Camões teve a grata ideia de comemorar Wenceslau de Moraes. Merecida homenagem, a que se foram agregando outros parceiros, permitindo que seja de novo ouvido e cultivado o nome e obra deste português de nascimento e japonês de adopção.

Partilhando do mesmo empenhamento e entusiasmo, a Biblioteca Nacional juntou-se às Comemorações, apresentando relatos, espécies iconográficas e outros testemunhos variados, como variadas são as paragens orientais e o perfil dos autores.

 

 
 
Créditos do site