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    Edição n.º 9
Apoio ao utilizador Apoio ao utilizador Julho / Setembro 2002

Catalogação de Música Impressa no PORBASE 5 (II)

Na continuidade das notas de utilização publicadas no primeiro trimestre de 2002, vimos agora abordar os títulos uniformes na descrição de música (impressa, manuscrita ou registos sonoros). Tal como no artigo anterior, pretende-se apenas dar algumas breves orientações no uso do Porbase 5 sem aprofundar todos os problemas relativos à construção de títulos uniformes para música.
Os sinais de pontuação não são gerados automaticamente.

- O título uniforme é dado em 500^a
É formado pela palavra ou palavras que identificam uma obra, à excepção de: menção de dispositivo, tonalidade, número de ordem, de opus ou de índice, quaisquer outros números (excepto se fizerem parte integrante do título), data de composição, adjectivos e epítetos que não fazem parte integrante do título original.
Escolhe-se como título uniforme de uma obra musical o título original dado pelo compositor na língua da sua redacção excepto se a obra for manifestamente mal conhecida pelo seu título original, em Portugal (por ex., Zhar-ptitsa de Stravinsky).
Quando o título escolhido é constituído unicamente pelo género, utiliza-se a forma portuguesa do termo, excepto se o autor tiver usado o género como título próprio da obra (por ex., os Brandenburgische konzerte de Bach). Dá-se o termo no plural excepto se o compositor tiver composto apenas uma obra neste género.
Exemplos:

200^aString quartet
500^aQuartetos

200^The six Brandenburg concertos
500^aBrandenburgische konzerte

200^a48 preludes and fugues^ethe well-tempered clavier
500^aWohltemperierte klavier

200^aL'oiseau de feu
500^aO pássaro de fogo
Obs.: Neste caso o título original é Zhar-ptitsa.

200^aFive little pieces
500^aPequenas peças

- Nas obras de texto litúrgico (missa, requiem, magnificat, etc.) e nas obras vocais traduzidas dá-se a língua em 500^m. Não é repetível. Quando o texto é bilingue dão-se as duas línguas no mesmo subcampo. É precedido de ponto [. ]
Exemplos:

500^aMissa choralis.^mLatim
500^aCarmen.^mAlemão
500^aDie zauberflote.^mAlemão e inglês

-Quando a obra é uma versão para um dispositivo (forma de execução ou instrumentação) diferente do original, por exemplo, uma redução para coro e piano de uma obra coral sinfónica, dá-se essa menção em 500^q. Não é repetível. É precedido de ponto [. ].
Exemplos:

500^aMessiah.^qPartitura coral
500^Carmen.^qPartitura vocal

- O texto de uma canção ou o libreto de uma opera, oratória, etc. também se menciona em 500^q.
Exemplos:

500^aRigoletto.^qLibreto
500^aEleanor Rigby.^qTexto
500^aDie Zauberflote.^mFrancês.^qLibreto
Obs.: Neste último caso trata-se de uma tradução para francês.

- O dispositivo (forma de execução ou instrumentação) é dado em 500^r. Junta-se quando o título apenas comporta o género. É repetível. Cada menção é precedida de vírgula [, ].
Exemplos:

200^aPiano variations
500^aVariações,^rpiano

200^aPiano concertos
500^aConcertos,^rpiano,^rorquestra

200^aValse, op. 69
500^aValsas,^rpiano

200^aStreichquartett
500^aQuartetos,^rcordas

Não se menciona dispositivo quando este está implícito no título ou no género (sinfonias, canções, etc.).
Também não se menciona dispositivo quando a publicação comporta uma série de peças para diversos dispositivos ou faz parte de uma colecção de séries de peças com o mesmo título mas destinadas a dispositivos diferentes; ainda quando o dispositivo não foi definido pelo compositor.

- Outros elementos de identificação como número de ordem, número de opus, número de índice (precedidos de vírgula [, ]) ou data (entre parêntesis curvos [ ( ) ]), são dados em 500^s. É repetível.
Exemplos:

200^aConcert for piano, K. 488
500^aConcertos,^rpiano,^rorquestra,^sK. 488

200^aQuarteto de cordas, D. 173
500^aQuartetos,^rcordas,^sD. 173

200^aMissa BWV 232
500^aMissas,^sBWV 232

200^aConcerto para violino solo
500^aConcertos,^rviolino^s(1938)

Obs.: A data só é dada quando não for possível distinguir duas ou mais obras entre si mediante elementos de identificação de número ou tonalidade.

-A tonalidade (ou escala) é indicada em 500^u. Não é repetível. É precedida de vírgula [, ].
Exemplos:

200^aConcerto in A major for piano, K. 488
500^aConcertos,^rpiano,^rorquestra,^sK. 488,^uLá maior

200^aString quartet in G minor, D. 173
500^aQuartetos,^rcordas,^sD. 173,^uSol menor

200^aSymphony no. 5, op. 67, in C minor
500^aSinfonias,^sn.º 5,^sop. 67,^uDó menor

Obs.: Neste último caso é desnecessária a menção de dispositivo porque o género pressupõe orquestra.

-A menção de arranjo é dada pela abreviatura arr. em 500^w. Não é repetível. É precedido de ponto e vírgula [ ; ].
Exemplos:

500^aDie Jahreszeiten;^warr.

500^aGrosses octett,^sop. 166,^uFá maior;^warr.

500^aConcertos,^rpiano,^rorquestra,^sn.º 1,^sop. 15,^uRé menor;^warr.

500^aPavane pour une infante défunte;^warr.

Para secções de obras (um coral de uma oratória, por exemplo), publicadas separadamente, dá-se o título da obra em 500^a seguido da secção em 500^i. É precedido de ponto [. ].
Exemplos:

200^aThe Hallelujah chorus, from Messiah
500^aMessiah.^iHallelujah

200^aClair de lune^efrom the Suite bergamasque for piano
500^aSuite bergamasque.^iClair de lune

200^aPrelúdio de Os Mestres Cantores de Nuremberga
500^aMeistersinger von Nurnberg.^iVorspiel

200^aAdagio for strings
500^aQuartetos,^cordas, ^sn.º 1,^sop. 11,^uSi menor.^iAdagio;^warr.

Selecções de uma obra também se mencionam em 500^i
Exemplos:

500^aDichterliebe.^iSelecções

-Para a obra integral de um autor (opera omnia) ou para o conjunto de obras de um determinado género pode dar-se um título colectivo uniforme em 501. Os sub-campos são idênticos aos do campo 500.
Exemplos:

200^aJacobi Arcadel opera omnia
501^aObras
700^aArcadelt^bJacob

200^aComplete concerti in full score...^fJohannes Brahams
501^aConcertos
700^aBrahams^bJohannes

200^aEighteen sonatas for pianoforte and violin...^fMozart
501^aSonatas,^rviolino,^rpiano
700^aMozart^bWolfgang Amadeus

200^aGesange^efur Singstimme mit Klavier...^fSchubert
501^aCanções
700^aSchubert^bFranz

200^aObras completas para violino e piano
501^aMúsica para violino e piano

200^aPeças para piano escolhidas^fde Ludwig van Beethoven
501^aMúsica para piano.^iSelecções
700^aBeethoven^bLudwig van

200^aMúsica de câmara^fMozart
501^aMúsica de câmara
700^aMozart^bWolfgang Amadeus

200^aPeças para tecla de Bach
501^aMúsica para instrumentos de tecla
700^aBach^bJohann Sebastian

200^aA obra para piano a quatro mãos de Vianna da Mota
501^aMúsica para piano a 4 mãos
700^aMota^bViana da

200^aQuartetos de cordas^aDimitri Schostakowich
501^aMúsica para quarteto de cordas
700^aSchostakowitsch^bDmitri

Maria Clara Assunção
BN, Centro de Estudos Musicológicos

Bibliografia básica:
JOINT STEERING COMMITTEE FOR REVISION OF AACR - Anglo American Cataloguing Rules. 2nd ed., 1998 rev. Otawa : Canadian Library Association ; Chicago : American Library Association, 1998
PORTUGAL. Biblioteca Nacional - Manual Unimarc. Lisboa : BN, 1999. Tendo em conta as alterações introduzidas pela edição de 2000.

Bibliografia de apoio à construção de títulos uniformes para música:
COLLEGE OF St. CATHERINE. Performing Arts Library - Uniform titles. http://www.stkate.edu/library/pal/ut.html
FRANÇA. Bibliothèque Nationale - Outils bibliographiques : notices d'autorité de titres uniformes musicaux.
http://www.bnf.fr/pages/infopro/outibib/fa-atu.htm#ATUM
INDIANA UNIVERSITY. Music Library - Making the most of the music library : using uniform titles.
http://www.music.indiana.edu/collections/uniform/uniform.html
MARQUES, Henrique de Oliveira - Dicionário de termos musicais. 2ª ed. Lisboa : Estampa, 1996. ISBN 972-33-1167-4.
MILLER, Steven Jack - Principles of music uniform titles : a brief introduction.
http://www.uwm.edu/~mll/uteach.html
The new Grove dictionary of music and musicians. 2nd ed. repr. With minor corrections. London : MacMillan ; New York : Grove, 2002. ISBN 0-333-60800-3
The new Grove dictionary of opera. Repr. with corrections. London : MacMillan ; New York : Grove [distr.], 1997. ISBN 0-333-48552-1
UNIVERSITY OF NEVADA LAS VEGAS. Music Library - Principles of music uniform titles.
http://www.library.unlv.edu/music/info/uniform.html
UNIVERSITY OF WASHINGTON. Music Library - The basics of uniform titles.
http://www.lib.washington.edu/music/uniftitl.html
WISE, Matthew W. - Principles of music uniform titles : a brief introduction.
http://www.music.indiana.edu/tech_s/mla/ut.gui
YALE UNIVERSITY LIBRARY - Music cataloging at Yale.
http://www.library.yale.edu/cataloging/music/

 

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