Notícias PORBASE 5
Bases de dados

P: Ao instalar a Versão 1.2 sobre uma versão anterior, a base de dados aparece com caracteres desconfigurados?
R: Provavelmente esqueceu-se de executar o programa de Actualização, ou tendo-o executado, algum procedimento não foi concluído com êxito. Deverá executá-lo novamente, cumprindo rigorosamente as instruções do programa. Este programa encontra-se na pasta PORBASE 5 (C:/Porbase5). Se os problemas persistirem, deverá solicitar-nos apoio, de preferência por telefone (pois talvez possamos ajudar a resolver o problema por esse meio). Se ainda assim subsistirem problemas, então a base de dados deverá ser enviada para a BN, onde a nossa equipa garantirá a sua actualização correcta.
Edição n.º 6, Outubro / Dezembro 2001



P: Como importar registos da CDBIB para uma base de dados criada de novo?
R: 1. Entra no CATWIN e abre a base de dados CDBIB.
2. Em seguida, abre o PACWIN.
3. Faz a pesquisa por forma a constituir o conjunto de registos que lhe interessa seleccionar para exportar para outra base de dados.
4. Em seguida, pressiona a tecla exportar. Neste momento, o programa abre uma caixa de diálogo onde se deve atribuir um nome ao ficheiro que pretende exportar e indicar a pasta para guardar esse mesmo ficheiro.
5. Depois, abre no CATWIN a nova base de dados para onde quer importar os registos, abre o menu Registo e selecciona Importar. Neste momento, o programa abre uma caixa de diálogo para a localização do ficheiro criado pela exportação anterior. Selecciona esse ficheiro e prime a tecla OK. Enquanto decorre esta operação o programa inicia uma status bar para informar o utilizador da evolução daquela tarefa. Lembramos que a funcionalidade de Importar tem associada um Filtro que lhe permite configurar a importação de registos a necessidades muito particulares como, por exemplo, não importar determinados campos ou subcampos, mudar campos ou alterar valores dos subcampos ou introduzir valores por omissão do subcampo.
Edição n.º 5, Agosto / Setembro 2001



P: Quando tentei abrir o catwin deu-me um a mensagem de erro...
R: Verifique se os ficheiros da base de dados estão com o atributo read only. Se tiverem este atributo devem retirá-lo e colocar os ficheiros como arquivo normal.
Edição n.º 2, Abril 2001



P: Depois de criados os registos e de os gravar não consigo pesquisá-los...
R: Para se poderem pesquisar os registos, tem que se criar o índice de pesquisa. Para isso recorre-se ao programa Winisis, selecciona-se a base de dados e a opção I/F Actualizar
Edição n.º 2, Abril 2001
© Biblioteca Nacional 2002 2002/12/27
Campo Grande 83, 1749-081 Lisboa, Tel. 217 982 033 - Fax 217 982 123, E-mail: porbase5-inf@bn.pt