Notícias PORBASE 5
PACWIN

P: Gostaria que o formato de visualização disponível no PACWIN fosse um formato mais simples e adequado ao perfil dos meus leitores (público escolar). É possível criar um novo formato?
R: Sim. Comece por fazer uma pesquisa e visualize, na janela Resultados da Pesquisa, os diferentes tipos de formato que o PACWIN lhe oferece (ISBD, UNIMARC, Resumo, Livro de Registo e NP 405). Se nenhum destes formatos responde às suas necessidades, pode configurar o seu próprio formato de visualização. Neste caso, deverá seleccionar a opção Configurar, a qual lhe permitirá, numa janela de selecção, escolher de entre todos os campos visualizáveis, apenas aqueles que lhe interessam. Pode ainda definir a ordem pela qual quer que aqueles elementos apareçam e, por último, se quer com ou sem legendas. Depois destes procedimentos, deverá atribuir um nome ao seu formato de visualização e Guardar. Feche esta janela. Na primeira janela do PACWIN seleccione o menu Configuração, e dentro deste seleccione o Formato de Visualização. Aqui vai encontrar uma lista de todos os formatos disponíveis, inclusive o que acabou de criar. Seleccione-o e faça OK. A partir de agora o PACWIN apresenta por defeito o formato de visualização criado por si.
Edição n.º 12, Abr. / Maio /Jun. 2003

P: Como fazer um boletim bibliográfico para difusão de informação com as ferramentas do PACWIN? Por exemplo, um boletim para divulgação das últimas aquisições ou de novidades?
R: 1. Primeiro deve, naturalmente, preparar a estratégia de pesquisa. Se for o caso de se tratar de um boletim para divulgar junto dos utilizadores as últimas aquisições, o ponto de acesso que vai escolher será obviamente a “data de criação” dos registos (data de entrada no ficheiro, bloco 100).
Deve pensar em duas datas: a primeira é aquela a partir da qual entraram as obras que constituem o grupo que são as novidades e a segunda é aquela até à qual se define como limite máximo para inclusão.
2. Abre, então, o PACWIN, e nos espaços destinados às fórmulas, (os últimos, que apresentam caixas duplas) selecciona o ponto de acesso “data de criação”.
Por exemplo, se quer criar um boletim de novidades relativo ao 3º trimestre de 2001, então deve escolher os parâmetros adequados: introduz na primeira caixa a data “20010701” e na segunda caixa introduz “20010930”, sendo a fórmula de pesquisa:
<Data de Criação>= <20010701 até 20010930>
3. Em seguida, carrega na tecla Pesquisar, e surgirão todos os registos que procura.
4. Pode formatar a visualização com as facilidades do PACWIN, imprimir a listagem e juntar-lhe uma capa com a identificação do tipo de boletim.
5. A apresentação deste produto pode ser melhorada significativamente se transferir os registos para um programa de processamento de texto e lhe der aí outro tratamento gráfico. Basta para isso, no PACWIN, seleccionar todos os registos (a listagem do écran), premir a tecla Copiar, abrir um documento novo no editor de texto (as operações de Copiar e Colar são possíveis entre o PORBASE 5 e qualquer aplicação do Windows).
6. Produziu assim mais um novo produto para a difusão da informação.
7. Também pode enviar o ficheiro final aos interessados por correio electrónico...
Edição n.º 6, Outubro / Dezembro 2001

P: Posso imprimir bibliografias personalizadas?
R: Sim, recorrendo ao módulo PACWIN. Seleccionam-se os registos através dos pontos de acesso disponíveis, definem-se os campos a imprimir, podendo esta impressão ser ordenada alfabeticamente ou não, bastando para isso seleccionar o campo pelo qual se quer ordenar. Depois de ter definido os critérios de impressão, pode-se enviar a bibliografia directamente para a impressora, ou para um ficheiro de texto que poderá vir a ser editado com um processador normal.
Edição n.º 3, Maio 2001

© Biblioteca Nacional 2002 2003/08/26
Campo Grande 83, 1749-081 Lisboa, Tel. 217 982 033 - Fax 217 982 123, E-mail: porbase5-inf@bn.pt