Ilustradores de Quixote na Biblioteca Nacional Site da Biblioteca Nacional Site da Biblioteca Nacional Digital
 
Apresentação Visite a exposição História de uma tradição O Quixote em Portugal e na Biblioteca Nacional Outros Sítios
Biografia de Miguel Cervantes D. Quixote Ilustradores de Dom Quixote
 
ILUSTRADORES DE DOM QUIXOTE: Salvador Dali, 1904-1989
Salvador Dali

Salvador Dalí nasceu em Figueres (Catalunha), em1904 e morreu na mesma vila, em 1989.
Começou a desenhar e a pintar muito cedo e, em 1922, iniciou estudos de Belas Artes em Madrid. Nessa altura, hospedou-se na Residencia de Estudiantes, onde iniciou uma grande amizade com o poeta Federico Garcia Lorca e o cineasta Luis Buñuel, com quem levou a cabo numerosos projectos artísticos vanguardistas.

Mais tarde foi para Paris, onde se integrou no grupo de pintores e escritores surrealistas. São desta época obras como “El gran masturbador”, “El espectro del sex-appeal”, “El juego lúgubre” e “La persistencia de la memoria”.
Depois duma estada nos Estados Unidos e sendo já um dos pintores mais famosos do mundo, voltou à Europa em 1948. Foi nesse período em que permaneceu nos Estados Unidos que Dali ilustrou o Dom Quixote, para a edição de uma tradução publicada em Nova Iorque, em 1946. A Dom Quixote publicou recentemente uma tradução de Miguel Serras Pereira, que inclui os desenhos de Dalí.
A religião, a história e a ciência ocuparam, cada vez mais, a temática de parte de suas obras durante os anos 50 e 60, de que as mais conhecidas são “Cristo de San Juan de la Cruz”, “Galatea de las esferas”, “El descubrimiento de América por Cristóbal Colón” e “La última cena”.

* As Ilustrações * Dom Quixote De La Mancha

Abrir janela com imagem
© Publicações Dom Quixote. © Obras de Salvador Dali. Salvador Dali. Fundació Gala-Salvador Dali. VEGAP 2005
 
© 2005 Biblioteca Nacional, todos os direitos reservados. | Créditos