A Grande Guerra



Diário da Grande Guerra: testemunhos portugueses

No ano em que se assinala o centenário da eclosão da Primeira Grande Guerra, a Biblioteca Nacional de Portugal empreende a tarefa de digitalizar e disponibilizar toda a documentação da época relacionada com a participação portuguesa no conflito - livros e imprensa, iconografia, mapas, música, espólios - com principal enfoque naquilo que são os testemunhos, à época, dos portugueses que viveram de perto este período da história.


O projeto está em curso e prosseguirá até 2018, data em que se assinalam os 100 anos do fim do conflito. Na Biblioteca Nacional Digital as páginas de A Grande Guerra estarão em permanente atualização, com novos recursos a serem adicionados até 2018.


Toda a documentação aqui disponibilizada será também tornada acessível através da Europeana, o portal digital europeu onde podem ser encontrados recursos de bibliotecas, arquivos, museus e instituições audiovisuais, representativos do património histórico e cultural da Europa. A coleção A Grande Guerra da BND integrará assim um vasto e riquíssimo conjunto de recursos sobre a Primeira Guerra Mundial, disponibilizados pelos diversos fornecedores de conteúdos existentes por toda a Europa.


No âmbito do mesmo projeto a BNP lança ainda o sítio web Diário da Grande Guerra: testemunhos portugueses, no qual, através de uma cronologia atualizada mensalmente, podemos encontrar primeiras páginas dos jornais diários de há 100 anos, postais e cartazes da época, testemunhos de um conjunto de portugueses que viveram de perto o desenrolar dos acontecimentos ao longo de 1914-1918..., enfim, aquela que foi a visão portuguesa de um conflito que determinou uma viragem no mundo.



Europeana 1914-1918