Sobre a BND
Biblioteca Nacional de Portugal
Direção de Serviços de Coleções Especiais

Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa - Portugal

Tel. 217982037
Fax: 217982138
bnd@bnportugal.pt

Apresentação

A Biblioteca Nacional Digital (BND) disponibiliza em linha e de forma gratuita cerca de 25.000 documentos, a que correspondem mais de um milhão e meio de imagens.

Na coleção digital incluem-se documentos em acesso livre, e também conteúdos protegidos pelo Direito de Autor, que por este motivo estão acessíveis apenas na rede interna da BNP. Para mais informações pode consultar a nossa política de disponibilização de conteúdos online.

A BND tem vindo a crescer de forma sustentada, assente em critérios de digitalização que privilegiam o acesso e a divulgação das coleções da BNP, para além da preservação dos documentos originais e dos conteúdos digitais.

Criada em 2002 como projeto da BNP, a Biblioteca Nacional Digital está hoje plenamente integrada na infraestrutura geral de serviços da Biblioteca Nacional de Portugal, e regista mais de 7 milhões de visitas por ano.

Para além dos serviços técnicos de armazenamento, organização e apresentação dos objectos digitais, a BND integra ainda serviços que suportam a sua utilização pública, propiciando diversas formas de acesso livre e gratuito aos documentos digitalizados.

O acesso às coleções digitais de livros, publicações periódicas, iconografia, cartografia e música, pode fazer-se mediante pesquisa no catálogo bibliográfico ou por navegação através dos índices de título, autor ou data de publicação.

Os conteúdos da BND estão ainda disponíveis através de outros portais nacionais e internacionais:


Saber mais: