Cooperação



Biblioteca Nacional de Portugal
Direção de Serviços de Coleções Especiais

Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa - Portugal

Tel. 217982000
bnd@bnportugal.pt

Cooperação

A BND disponibiliza os seus conteúdos através de vários portais de difusão de informação bibliográfica e digital, e participa ativamente em projetos de cooperação nacional e internacional.


Europeana
Europeana
Europeana, a biblioteca digital europeia, disponibiliza acesso a objetos digitais representativos do património histórico e cultural da Europa.
Na Europeana pode encontrar textos, imagens, sons e vídeos provenientes de 1500 instituições de toda a Europa - bibliotecas, arquivos museus e instituições audiovisuais. A BNP também está presente, disponibilizando as suas coleções digitais de acesso livre.

 

The European Library - TEL
The European Library - TEL
Todos os conteúdos, bibliográfico e digitais, da BNP estão disponíveis para consulta através do TEL - The European Library, portal de acesso às coleções de 48 bibliotecas nacionais e de outras importantes bibliotecas de investigação da Europa. A BNP é um dos membros fundadores deste serviço.

 

Virtual International Authority File - VIAF
Virtual International Authority File - VIAF
O VIAF oferece em linha um serviço de partilha de informação de autoridade, incluindo cerca de 35 milhões de registos de autoridade e mais de 100 milhões de registos bibliográficos relacionados. Desde o final de 2010, para além dos registos de autoridade de pessoa física, passou também a disponibilizar registos de autoridade de nomes de coletividade, nomes geográficos, obras e expressões.
O consórcio VIAF foi estabelecido em 2003, entre a Deutsche Nationalbibliothek, a Library of Congress, e o Research Office da OCLC, aos quais se juntou também a Bibliothèque nacionale de France. A BNP é, desde 2009, instituição participante deste serviço, que atualmente integra 27 instituições de 16 países.

 

Ebooks on Demand - EOD

Através do serviço EOD é possível solicitar a digitalização dessas obras, de modo rápido e económico. A BNP participa na rede europeia EOD, disponibilizando para digitalização cerca de 37.000 livros do seu fundo geral.

 

World Digital Library - WDL

Na Biblioteca Digital Mundial, da UNESCO, disponibilizam-se gratuitamente e em formato multilingue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo, com o objetivo de contribuir para a compreensão internacional e intercultural, e aumentar a quantidade a variedade dos conteúdos culturais na Internet. A BNP participa nesta iniciativa com conteúdos digitalizados das suas coleções.

 

Biblioteca Digital do Património Ibero-Americano - BDPI

Os conteúdos da BND estão disponíveis na Biblioteca Digital do Património Ibero-americano (BDPI) - portal multilingue criado no âmbito da ABINIA (Asociación de Estados Iberoamericanos para el Desarrollo de las Bibliotecas Nacionales de Iberoamérica) que constitui um ponto de acesso único aos recursos digitais das bibliotecas nacionais do Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Panamá e Portugal.
Na BDPI, cujo desenvolvimento tem estado a cargo da Biblioteca Nacional de Espanha e que conta já com mais de 160 mil recursos digitais, podem encontrar-se materiais tão diversificados como manuscritos, gravuras, fotografias, partituras ou gravações sonoras, destacando-se as coleções temáticas de Geografia e Viagens, Partituras, Música e Literatura (Obras e Estudos).

 

Repositório Nacional de Objetos Digitais - RNOD
Repositório Nacional de Objetos Digitais - RNOD
O Registo Nacional de Objetos Digitais - RNOD é um agregador de conteúdos bibliográficos digitais e digitalizados disponibilizados em rede por entidades portuguesas, que visa a coordenação e difusão desses recursos, a nível nacional e internacional, e a sua integração no Portal Europeana. Um ponto central de pesquisa e acesso, um instrumento para a racionalização e colaboração em projetos de digitalização, um meio de internacionalização de conteúdos culturais portugueses.

 

Biblioteca Digital Luso Brasileira - BDLB

A Biblioteca Digital Luso-Brasileira (BDLB), resulta de um parceria entre as Bibliotecas Nacionais do Brasil e de Portugal e constitui um ponto de acesso único, aos recursos digitais das duas instituições. A BDLB, disponível desde 10 de maio de 2016, reúne ainda os repositórios digitais nacionais - RNOD por Portugal e Rede Memória Virtual Brasileira, pelo Brasil havendo a intenção de alargar o perímetro da BDLB aos outros países de língua oficial portuguesa que queiram participar.

 

Cultura digital

cultura.pt é uma iniciativa dos organismos que gerem o património cultural do âmbito do Secretário de Estado da Cultura (SEC) que pretende impulsionar a participação portuguesa na construção do Portal Europeana através de um enquadramento comum para o conjunto de projetos na área da disponibilização de conteúdos online. Pretende-se, também, aumentar a quantidade de conteúdos digitais portugueses nesse Portal, através da agregação nacional/sectorial de conteúdos de outras entidades, públicas ou privadas, que desejem participar.
A iniciativa cultura.pt promove também ações de divulgação direta e disseminação de documentação relativa ao Portal Europeana, assim como ações de informação e sensibilização técnica com o objetivo de encorajar as organizações culturais a disponibilizar o acesso aos seus conteúdos, tornar o Portal conhecido junto do público em geral e fomentar a adoção de normas técnicas que garantam a interoperabilidade dos conteúdos culturais digitalizados.

 

Member States Expert Group - MSEG

Criado em 2007, o MSEG é constituído por representantes de ministérios ou instituições culturais de todos os países da União Europeia. O objetivo do grupo é monitorizar a implementação das recomendações da Comissão Europeia sobre digitalização e preservação digital, e divulgar exemplos de boas práticas nesta área.

 

Manuscriptorium - European Digital Library of Written Cultural Heritage
Manuscriptorium
Manuscriptorium é uma biblioteca digital de acesso livre a documentos históricos digitalizados (manuscritos, incunábulos, impressos raros, mapas, cartas e outros). O serviço oferece acesso a mais de 5 milhões de imagens digitais, com um interface que facilita a pesquisa e visualização dos documentos e onde é possível a criação de coleções pessoais e documentos virtuais. A BNP aderiu a este projeto em 2015, com o objetivo de disponibilizar o acesso nesta plataforma aos documentos digitalizados da sua Coleção de Manuscritos.